Embora associamos exercícios físicos com benefícios para o corpo, como perda de peso, aumento da força muscular e melhoria da saúde cardiovascular, é fácil subestimar os efeitos positivos que o exercício pode ter no cérebro. Atualmente, a pesquisa científica está mostrando cada vez mais a relação entre atividades físicas com a saúde cerebral.
Os benefícios começam a surgir, no entanto, quando o exercício é praticado rotineiramente e a longo prazo. Como alguns estudos mostram, uma pessoa que se exercita várias vezes durante a semana tem pontuações mais altas em testes cognitivos do que aquelas que são sedentárias. Apesar de todos os tipos de exercícios serem bons, as pesquisas destacam os aeróbicos e os que melhoram o nível de aptidão cardiovascular. Conheça alguns dos benefícios a seguir:
1. Melhora da função cognitiva:
A rotina de exercícios está associada a uma melhoria significativa nas funções cognitivas, como memória, atenção, concentração e habilidades de resolução de problemas. O exercício aeróbico, como correr, nadar ou andar de bicicleta, pode aumentar a atividade do hipocampo, a região do cérebro crucial para a memória e o aprendizado.
2. Reduz o risco de doenças neurodegenerativas:
O exercício regular também pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver doenças neurodegenerativas, como a demência de Alzheimer e a de Parkinson. Além disso, o exercício é um bom aliado como coadjuvante no tratamento não medicamentoso destas doenças cerebrais.
3. Alivia o estresse e melhora o humor:
Se exercitar libera endorfinas, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade. Além disso, pode ajudar a reduzir os níveis de cortisol a longo prazo, o hormônio do estresse. Como resultado, as pessoas que se exercitam regularmente tendem a se sentir menos estressadas e deprimidas e têm uma perspectiva mais positiva da vida.
4. Promove a neuroplasticidade:
A neuroplasticidade é a capacidade do cérebro de se adaptar e se reorganizar em resposta a novas experiências e estímulos. O exercício físico estimula o crescimento de novas células cerebrais e fortalece as conexões existentes entre elas. Isso pode melhorar a capacidade do cérebro de aprender, se adaptar e se recuperar de lesões ou doenças inflamatórias.
5. Aumenta a vascularização cerebral:
O exercício físico regular aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, fornecendo mais oxigênio e nutrientes essenciais às células cerebrais, ajudando a manter o cérebro saudável e seu funcionando otimizado, e pode até mesmo ajudar a prevenir o declínio cognitivo relacionado à idade.
Incorporar atividades físicas regulares em sua rotina diária não só melhora sua saúde física, mas também fortalece sua saúde mental, cognitiva e emocional. Portanto, da próxima vez que você pensar em pular o treino, lembre-se que o exercício te faz um grande favor, não apenas ao teu corpo, mas também ao teu cérebro!
Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), ofereço tratamento e acompanhamento para pessoas que buscam viver mais e melhor, elevando a saúde e o bem-estar de cada paciente.
Meu consultório está localizado na Avenida Vereador José Diniz, 3457, no Campo Belo Medical Center aqui em São Paulo. Agende uma consulta pelo site ou pelos números: (11) 5093-6109 | 5093-6087. Se preferir, marque um horário pelo WhatsApp: (11) 97490-7707.
2 Comentários
Parabéns por tão importantes informações.
Obrigada 😊