Triglicerídeos altos: conheça as causas e tratamento

Ao receber um diagnóstico de triglicerídeos altos, muitas pessoas ficam temerosas. Com certa razão, afinal o excesso de gordura no sangue pode ser um problema para o seu coração. 

No entanto, ainda há muito o que ser desmistificado sobre o assunto. Quer saber o que são triglicerídeos, como prevenir os altos índices dessa gordura no sangue e, principalmente, como tratar o problema? Te explico tudo nesse conteúdo, continue lendo!

O que significa ter triglicerídeos altos?

Os triglicerídeos são as principais gorduras do nosso organismo e têm uma função importante no nosso metabolismo: atuam como uma reserva de energia, garantindo ‘combustível’ para os nossos músculos. 

No entanto, se você ingere regularmente mais calorias do que é capaz de queimar ao longo do dia, pode ter triglicerídeos elevados (hipertrigliceridemia). 

Sendo assim, os triglicerídeos não são vilões, desde que na quantidade certa. Por outro lado, o excesso dessa gordura no sangue demanda muita atenção!

Como saber se tenho triglicerídeos altos?

Eis a questão: essa é uma disfunção silenciosa. Só sabemos com exames de sangue periódicos.

Consideramos normal um nível de até 150 mg/dL. Acima disso, aprofundamos a investigação para entender o que está por trás dos triglicerídeos altos e indicar o melhor tratamento para evitar o acúmulo de gordura no sangue. 

Quais são as causas de triglicerídeos altos?

Como mencionado anteriormente, a principal causa de triglicerídeos alto é a alta estocagem de gordura, ocasionada por uma alimentação disfuncional. Ou seja, quando a ingestão de calorias é maior do que a capacidade de consumo da mesma. Os triglicerídeos em excesso vêm, principalmente, de carboidratos (incluindo doces) e gorduras. 

No entanto, fatores genéticos e outras doenças como hipotireodismo e sobrepeso podem ser um fator de risco para o desenvolvimento dessa condição. 

Vale lembrar ainda que o consumo de bebida alcoólica, consumo de alguns remédios como Roacutan ou antirretrovirais também pode influenciar nos níveis de triglicerídeos. 

Como tratar triglicerídeos altos? 

Por se tratar de uma disfunção causada pelo acúmulo de gordura no sangue, a melhor forma de evitar isso é não deixando que o estoque de energia seja maior do que o corpo consegue consumir. Por isso, vale investir em um estilo de vida mais saudável. 

Reduzir o consumo de álcool, açúcares e gorduras pode controlar e normalizar os níveis de triglicerídeos.

Confira a seguir algumas maneiras de controlar os triglicerídeos: 

Atenção ao peso

Consulte um médico e avalie qual é o seu peso ideal. Estudos indicam que uma pequena perda de peso (5% do peso) já é suficiente para notar diferença no controle dos triglicerídeos altos. 

Diminua as calorias 

Lembra que calorias extras são convertidas em triglicérides e armazenadas como gordura? Pois é, reduza os excessos, principalmente os beliscos do dia a dia.

Evite alimentos ricos em açúcar e refinados

Além de pouco nutritivos, bolachas, refrigerantes, sucos de caixinha, pães e farinhas podem aumentar esta gordura no sangue. 

Opte por gorduras mais saudáveis

As carnes vermelhas podem ter muita gordura. Que tal adotar outras fontes de proteína como peixe? Eles são ricos em ômega-3. Além disso, vale investir em azeite e castanhas como fontes de gorduras boas. E corte as frituras totalmente!

Reduza bem o consumo de álcool 

Além de ser rico em calorias e açúcar, ele costuma vir acompanhado de petiscos para lá de gordurosos. Saiba que até mesmo pequenas quantidades de álcool podem impactar nos triglicerídeos altos.

Abandone o sedentarismo 

A melhor maneira de queimar gordura é colocando o corpo em movimento e consumindo o estoque de energia que os triglicerídeos fornecem. Trinta minutos de exercícios por dia já é o suficiente para sair do sedentarismo. Perder barriga já fazem os triglicerídeos baixarem.

ATENÇÃO: as mudanças de estilo de vida são fundamentais, mas podem não ser o suficiente para tratar o problema. 

O paciente diagnosticado com triglicerídeos altos deve receber acompanhamento médico para controlar seus níveis elevados. Medicamentos são recomendados de acordo com os riscos que o paciente possui. 

Conte comigo! 

Está com os  triglicerídeos altos e precisa de um acompanhamento profissional? 

Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), ofereço tratamento e acompanhamento para pessoas que buscam viver mais e melhor, elevando a saúde e o bem-estar de cada paciente. 

Meu consultório está localizado na Avenida Vereador José Diniz, 3457, no Campo Belo Medical Center aqui em São Paulo. Agende uma consulta pelo site ou pelos números: (11) 5093-6109 | 5093-6087. Se preferir, marque um horário pelo WhatsApp (11) 97490-7707.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no WhatsApp
Related posts
Comments

3 Comentários

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment