Quais são as causas e como prevenir e controlar o Diabetes tipo 2?

É um equívoco comum pensar que o diabetes está diretamente ligado ao consumo excessivo de doces. Embora o consumo exagerado de açúcar possa ser um dos fatores que contribuem para o aumento da glicose no sangue (e o ganho de peso) essa visão não é suficiente para explicar o desenvolvimento da doença.

O diabetes é uma condição crônica caracterizada pela dificuldade do corpo em regular os níveis de glicose no sangue. A glicose, proveniente dos alimentos que consumimos, é uma das principais fontes de energia para o nosso corpo. O pâncreas, por meio da produção de insulina, controla a quantidade de glicose no sangue, permitindo que ela seja utilizada pelas células. Quando o corpo se torna resistente à insulina, por conta de excesso de peso, os níveis de glicose aumentam, resultando no desenvolvimento do diabetes.

Fatores que contribuem para o diabetes tipo 2:

1. Obesidade e sobrepeso: o excesso de gordura corporal, especialmente a gordura visceral (dentro e ao redor dos órgãos), leva à resistência a insulina. A obesidade é um dos maiores fatores de risco para o diabetes tipo 2.

2. Sedentarismo: a falta de atividade física regular diminui a eficácia da insulina e contribui para o aumento dos níveis de glicose no sangue e ganho de peso. O exercício regular ajuda as células a utilizarem a glicose de forma mais eficiente por melhorar a ação da insulina na musculatura.

3. Alimentação desequilibrada: consumir em excesso, alimentos ultraprocessados, altamente calóricos e ricos em açúcar e gordura, contribui para o ganho de peso, mudanças na flora intestinal e inflamações advindas da gordura visceral. Todas estas alterações levam à resistência insulínica.

4. Idade: o risco de desenvolver diabetes tipo 2 aumenta com a idade, principalmente após os 45 anos, quando o metabolismo começa a cair por perda muscular e pode ocorrer uma piora na distribuição de gordura corporal.

5. Histórico familiar: ter familiares com diabetes tipo 2 aumenta o risco de desenvolver a doença, indicando uma predisposição genética.

6. Estresse e sono inadequado: o estresse crônico e a falta de sono de qualidade também podem afetar os níveis de glicose no sangue, contribuindo para a resistência à insulina e ao desenvolvimento do diabetes.

Prevenção e controle do diabetes:

Para prevenir diabetes, é importante adotar um estilo de vida saudável. Isso inclui:

– Manter uma dieta equilibrada, rica em fibras, vegetais, frutas, proteínas magras e grãos integrais e evitar o consumo de alimentos ultraprocessados (salame, salsicha, nuggets, bolachas recheadas, salgadinhos, doces artificiais, refrigerantes…).
– Exercitar-se regularmente, cumprindo, ao menos, 150 minutos de atividade moderada por semana, como caminhar, nadar ou andar de bicicleta, correr, fazer musculação ou pilates.
– Controlar o peso corporal, especialmente se houver sobrepeso ou obesidade.
– Monitorar os níveis de glicose no sangue, especialmente se houver histórico familiar de diabetes ou outros fatores de risco.
– Dormir bem, de 7 a 9h por noite.

Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), ofereço tratamento e acompanhamento para pessoas que buscam viver mais e melhor, elevando a saúde e o bem-estar de cada paciente.

Meu consultório está localizado na Avenida Vereador José Diniz, 3457, no Campo Belo Medical Center aqui em São Paulo. Agende uma consulta pelo site ou pelos números: (11) 5093-6109 | 5093-6087. Se preferir, marque um horário pelo WhatsApp: (11) 97490-7707.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no WhatsApp
Related posts
Comments

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário