O nódulo na tireoide é uma massa de tecido tireoidiano que cresceu ou um cisto cheio de líquido que surge na região do pescoço. Os nódulos na tireoide são muito comuns, principalmente em mulheres, e as chances de desenvolver nódulos aumenta conforme você envelhece.
No entanto, os médicos alertam que alguns nódulos na tireoide podem ser cancerígenos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), o câncer de tireoide é encontrado em cerca de 8% dos nódulos nos homens (8 em cada 100) e em 4% dos nódulos em mulheres. A notícia boa é que a maioria dos casos é benigno, ou seja, cerca de 90% dos nódulos de tireoide não são cancerosos.
A causa de grande parte dos nódulos benignos ainda não é conhecida, mas acredita-se que sejam hereditários, ou seja, são encontrados em membros de uma mesma família. Outro fator muito comum para a causa dos nódulos estaria na deficiência de iodo na dieta.
Sintomas de Nódulo na Tireoide
A maioria dos nódulos na tireoide não provoca qualquer tipo de sintoma, sendo identificados através da presença de um ‘caroço’ no pescoço. No entanto, em alguns casos, os nódulos tireoidianos podem gerar sintomas, tais como:
- Dor na garganta;
- Inchaço e dor na frente do pescoço, irradiando para os ouvidos;
- Dificuldade para respirar ou engolir;
- Tosse incessante;
- Perda de peso sem causa aparente;
- Tremores e nervosismo;
- Rouquidão ou mudança no timbre da voz.
Como tratar o nódulo da tireoide
O tratamento depende do tipo de nódulo da tireoide, mas, de uma forma geral, incluem:
- Nódulos malignos : Indicado cirurgia para fazer a remoção de todas as células cancerígenas.
- Nódulos benignos: A cirurgia também é indicada para tratar nódulos benignos, mesmo quando não cancerosos, precisam ser removidos por serem muitos grandes, causando dificuldade para respirar ou engolir no paciente. Após a cirurgia, terapia com iodo radioativo pode ser usada para destruir quaisquer células tiroideias remanescentes.
- Nódulos hiperfuncionantes: Quase nunca são cancerosos, os nódulos hiperfuncionantes podem causar hipertireoidismo (aumento nos níveis dos hormônios da tireoide no organismo) que pode levar a problemas de saúde. Estes nódulos podem ser removidos cirurgicamente ou tratados com iodo radioativo.
A cada 6 a 12 meses, o seu médico precisa monitorar todos os nódulos de tireoide que não foram removidos. Este acompanhamento pode envolver exame físico, exame de ultrassom da tireoide ou ambos.
Se o nódulo crescer, você pode precisar repetir a biópsia por agulha fina. Mesmo se esta biópsia mostrar que o nódulo é benigno, o médico pode recomendar a remoção cirúrgica de um nódulo que está crescendo.
O que você deve fazer se achar que tem um nódulo de tireoide?
Quando existe suspeita de presença de nódulo tireoidiano, o recomendado é procurar um especialista como um endocrinologista para fazer o mais correto diagnóstico e o tratamento.
Depois siga o tratamento recomendado, com o devido acompanhamento médico, conforme a sua necessidade.
[Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)]
Sou a Dra Melissa Martini, especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Ofereço tratamento e acompanhamento para pessoas que buscam viver mais e melhor, elevando a saúde e o bem-estar de cada paciente.
Agende uma consulta pelo site ou pelos números: (11) 5093-6109 | 5093-6087. Se preferir, marque um horário pelo WhatsApp (11) 97490-7707.
Até a próxima!