Menopausa e climatério: como funciona o tratamento

Apesar de parecerem sinônimos, a menopausa e o climatério são duas condições diferentes. O termo menopausa é muitas vezes utilizado de maneira equivocada, para designar os sinais e sintomas do climatério.

Pensando nisso, preparei este conteúdo com as principais diferenças entre a menopausa e o climatério e as opções de tratamento. Acompanhe!

O que é climatério?

O climatério é um fenômeno natural que acontece em cerca de 80% das mulheres, e que se caracteriza pela fase de transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo, ou seja, a menopausa. 

No climatério, a produção de hormônios femininos dos ovários cai drasticamente, a hipófise ( glândula que regula os ovários) percebe esta queda e libera os hormônios estimuladores dos ovários, responsáveis principalmente pelas ondas de calor nesta fase da mulher. 

Neste período de transição, é comum que haja irregularidade nos ciclos e variação do fluxo menstrual, fazendo com que as menstruações fiquem mais espaçadas. Por isso, a menopausa só é diagnosticada após 12 meses sem menstruar.

O que é menopausa?

A menopausa é caracterizada pelo fim da menstruação ocasionado pela interrupção da produção de hormônios pelos ovários, há pelo menos 1 ano. Ou seja, os ovários param totalmente de liberar óvulos de forma regular, assim como a sua capacidade de produzir hormônios femininos.

Sintomas

Para algumas raras mulheres a fase do climatério não apresenta sintomas, no entanto, a maioria delas se queixam de sinais e sintomas que vão piorando com a queda hormonal.. Veja a seguir quais são eles.

  • Ondas de calor ou fogachos;
  • Suores noturnos;
  • Insônia ou queda na qualidade do sono;
  • Fadiga ou cansaço;
  • Ganho de peso ou acúmulo de gordura na região abdominal;
  • Alterações de humor (irritabilidade, ansiedade, melancolia ou tristeza);
  • Diminuição da libido;
  • Irregularidades na duração dos ciclos menstruais e na quantidade do fluxo sanguíneo;
  • Alterações na pele;
  • Secura vaginal;
  • Perda de massa óssea e muscular.

Diagnóstico

O diagnóstico do climatério é confirmado pela análise da história e das queixas da paciente. As ondas de calor e as alterações menstruais são os sintomas mais comuns.

O diagnóstico pode ser confirmado através de exames de sangue com a dosagem dos hormônios FSH, LH e estradiol. Em alguns casos, podem ser necessários realizar um ultrassom para analisar o tamanho dos ovários e aspecto do útero e outros exames hormonais para descartar outras causas de irregularidades menstruais após os 40 anos.

Tratamento

A terapia de reposição hormonal costuma ser um dos principais tratamentos para os sintomas do climatério e menopausa, auxiliando no alívio das queixas principais da mulher e trazendo mais qualidade de vida e saúde nesta faixa etária. 

Existe uma janela de tratamento que beneficia as mulheres que fazem a terapia de reposição hormonal na época mais adequada (até 5-10 anos de menopausa e antes dos 60 anos de idade). Este benefício é, principalmente, a proteção cardiovascular do hormônio feminino contra infarto e derrame. 

Assim, em casos de idade superior a 60 anos e uma menopausa diagnosticada há mais de 10 anos podem haver contra-indicações que levam em consideração o maior risco desse grupo desenvolver doenças como: trombose, embolia pulmonar e complicações cardiovasculares por terem já passado muito tempo sem a proteção do estrógeno na camada de dentro dos vasos sanguíneos e já formado placas de gordura nas suas artérias. 

Pacientes com história familiar e/ou pessoal de câncer de mama ou útero também podem possuir contra indicações.

Resumindo: a decisão deve ser feita em conjunto com um especialista capaz de avaliar os riscos e benefícios individuais do tratamento para cada paciente.

Cuidados importantes

  • É importante que mesmo após a menopausa a mulher mantenha o acompanhamento ginecológico regularmente;
  • Evitar o ganho de peso e o sobrepeso;
  • Praticar atividade física regularmente;
  • Controlar a pressão arterial;
  • Evitar cigarro e consumo excessivo de álcool;
  • Evitar ou tratar o diabetes;
  • Reduzir o estresse;
  • Dormir bem.

Se há qualquer sinal ou sintoma de climatério, busque já ajuda médica para receber as devidas orientações e diagnóstico, para que assim, inicie o tratamento mais adequado e tenha alívio de seus sintomas, mais qualidade de vida e maior proteção do seu coração e cérebro.

Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), ofereço tratamento e acompanhamento para pessoas que buscam viver mais e melhor, elevando a saúde e o bem-estar de cada paciente. 

Meu consultório está localizado na Avenida Vereador José Diniz, 3457, no Campo Belo Medical Center aqui em São Paulo. Agende uma consulta pelo site ou pelos números: (11) 5093-6109 | 5093-6087. Se preferir, marque um horário pelo WhatsApp: (11) 97490-7707.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no WhatsApp
Related posts
Comments

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment