É possível aproveitar as festas de Natal e Reveillon com seus amigos e familiares sem exagerar nas calorias e ainda se divertir e celebrar muito.
Pensando em como ajudar quem convive com doenças crônicas como obesidade e diabetes ou pra quem quer só se manter mais saudável e não quer ganhar aqueles quilos extras em plenas férias de verão, separei algumas sugestões que vão ajudar a equilibrar prazer e saúde nas festas de fim de ano. Confira:
Não exagere no álcool
Álcool tem calorias, assim como sucos e refrigerantes. Quanto maior o grau alcoólico, maiores as calorias. Cuidado redobrado com drinks com açúcar ou leite condensado.
Lembre-se também que quanto mais você beber, maior a chance de esquecer da sua dieta.
Vá alimentado para as festas
Faça um pequeno lanche com proteína. Ele vai te saciar e você chegará sem fome ao evento. Assim fica mais fácil fazer escolhas.
Não deixe de comer o que você mais gosta
Saboreie. Afinal, há pratos que só comemos nesta época do ano. Mas lembre-se que os primeiros pedaços são os mais gostosos, então não precisa encher o prato ou ficar repetindo.
Se quer provar várias receitas, sirva-se de porções bem pequenas. Experimente antes de se servir (ou pergunte para alguém que já provou) pra ver se vale à pena pegar aquele prato ou se “não vale as calorias”.
Se for fazer a festa em casa, faça apenas 1 prato principal e 1 sobremesa
Isso evita que haja desperdício ou que você queira provar várias receitas que elaborou. Capriche em entradas leves!
Se sobrar comida da ceia na sua casa, embrulhe e entregue pros convidados ou funcionário da casa
Isso evita que você fique comendo as sobras mais calóricas a semana inteira.
Cuidado para não comer só para agradar quem fez o prato
Não diga que “está de dieta”. Diga que está satisfeito. Se você está num processo de emagrecimento e já emagreceu a ponto dos familiares repararem, muito cuidado, é nesta hora que eles mais vão te “forçar a comer”. Não é de propósito, eles não sabem o quanto foi difícil sua jornada até aqui.
Pese-se antes do Natal e após o Reveillon
Se ganhou peso, pode ser retenção de líquido e também os quilos extras na balança. Não tenha medo de se pesar, a automonitorização é uma grande aliada no processo de manutenção do peso perdido. Dedique-se o quanto antes a voltar para o peso pré festas/férias. Se não ganhou peso apesar das festas e/ou férias, parabéns!
Há um estudo americano que constata que as pessoas ganham o maior peso do ano nesta época e a maioria não consegue perder tudo o que ganhou. Mas os americanos vivem estas festas em pleno inverno e, nós brasileiros, estamos no auge do verão. Nesta estação do ano temos menos fome e maior vontade de se exercitar, portanto, é mais fácil não ganhar peso. Se cuide e boas festas!