Diabetes Tipo 2: dicas para prevenir a doença

Embora não seja possível prevenir completamente o surgimento do Diabetes tipo 2, há uma série de hábitos que reduzem o risco de desenvolvimento da doença.

Atualmente no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com o problema.

Sem tratamento ideal, a afecção pode levar a complicações renais, problemas de visão e feridas que não cicatrizam, especialmente dos membros inferiores, fator que pode levar a casos extremos de amputação.

Como o Diabetes tipo 2 não tem cura ainda, o ideal é prevenir ao máximo o surgimento da doença. Confira dicas!

O que é diabetes tipo 2?

Esta é a forma de Diabetes mais comum na população. É causada pelo aumento da gordura visceral que vem principalmente da região da barriga e está ligada ao excesso de peso.

Ocorre quando a gordura abdominal atrapalha a ação da insulina, o hormônio produzido pelo pâncreas. Sem a função adequada da insulina, as taxas de açúcar sobem no sangue e aparece o Diabetes. 

O que fazer para reduzir o risco de desenvolver a doença? 

Perder gordura abdominal

Se o paciente já está acima do peso, precisa se planejar para perder 10% do seu peso para que a insulina volte a atuar melhor. Ou seja, se tem 70 kg e tem excesso de gordura visceral, precisa perder em torno de 7 kg.

Como saber se tenho gordura visceral?

Na prática, se a mulher tem mais de 88 cm e o homem mais de 92 cm de circunferência abdominal, eles têm excesso de gordura visceral.

Um ótimo exame realizado em consultório é a Bioimpedância. Uma balança especial que calcula metabolismo, músculos, gordura total e visceral.

Como fazer para perder os 10% de peso ou a gordura visceral? 

Primeiro, manter uma dieta saudável, pouco calórica, rica em fibras como os vegetais, legumes e frutas e pobre em alimentos ultraprocessados, que são feitos com muita gordura e açúcares. Segundo, através de exercícios. 

Porque o consumo de fibras é ideal na dieta? 

As fibras podem retardar a absorção de açúcar no intestino, evitando um rápido pico de açúcar, elas são menos calóricas que muitos processados e trazem mais saciedade, assim podemos comer menos e evitar ganho de peso. 

É proibido usar açúcar? E gordura? 

O açúcar não é proibido, mas temos que contar as calorias e carboidratos dele para que possamos introduzir na dieta sem ganho de peso ou piora da glicose no sangue. 

Quanto às gorduras, as piores são as saturadas e trans que aumentam o colesterol. As gorduras insaturadas que vêm do azeite ou abacate, por exemplo, não aumentam o colesterol. No entanto, são tão calóricas quanto às outras, portanto não se deve exagerar na quantidade. 

E o álcool? 

O álcool pode piorar o açúcar no sangue, causar excesso ou queda brusca da glicemia. Além disso, tem quase as mesmas calorias que a gordura. Portanto, há risco de ganho de peso. 

Praticar exercícios físicos previne o Diabetes? 

Sim. Os exercícios melhoram a ação da insulina. O músculo capta glicose para trabalhar e assim, melhora os níveis de açúcar no sangue. 

Além disso, os exercícios levam a ganho de massa muscular e perda de gordura , principalmente a visceral. 

Portanto, os exercícios fazem parte de toda prescrição médica para diabéticos ou para quem tem risco de ficar diabético. 

Quantos minutos de exercícios?

O ideal é realizar uns 150 minutos de exercícios na semana, distribuídos como agradar. 

Tanto aeróbicos quanto exercícios de força são importantes para perder gordura e ganhar músculos. 

É possível começar com caminhadas e ir aprimorando os exercícios conforme se ganha confiança e aptidão física. 

Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), ofereço tratamento e acompanhamento para pessoas que buscam viver mais e melhor, elevando a saúde e o bem-estar de cada paciente.

Agende uma consulta pelo site ou pelos números: (11) 5093-6109 | 5093-6087. Se preferir, marque um horário pelo WhatsApp (11) 97490-7707.

Até a próxima!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no WhatsApp
Related posts
Comments

2 Comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário