A menopausa é a fase da mulher que inicia quando esta teve a última menstruação há 1 ano. O período de transição de ciclos menstruais mensais para a menopausa, o chamado climatério, pode cursar com diversos sintomas em cada mulher, como ondas de calor, insônia, ganho de peso, mudanças de humor e redução das energias física e mental.
Quando uma mulher com diabetes entra no climatério, as alterações hormonais e metabólicas desta fase podem dificultar o controle das suas glicemias e alguns cuidados serão necessários para manter sua qualidade de vida e seu bem-estar.
Como a menopausa afeta o controle de Diabetes?
Os hormônios femininos (estrógeno e progesterona) entram em queda durante a climatério e, essa queda, torna a mulher mais resistente a ação da insulina favorecendo a subida da sua glicose no sangue.
Além disso, a falta da influência protetora do estrógeno, eleva a chance de a mulher desenvolver doenças cardiovasculares, muitas vezes já presentes em portadoras de diabetes mal controlado.
Outra preocupação do endocrinologista é o ganho de peso que vem com a menopausa, principalmente o acúmulo da gordura abdominal, o que aumenta ainda mais a resistência insulínica. A insônia e o desânimo também podem atrapalhar o autocuidado e a disposição para exercícios.
A menopausa também pode trazer perda de massa muscular e massa óssea e, se estiver com o diabetes mal controlado, essa perda pode se intensificar e trazer riscos de perda de força muscular, quedas e fraturas.
Portanto, a mulher com diabetes que está entrando na menopausa, precisa de um controle mais rigoroso da sua glicemia, com medições mais frequentes da ponta de dedo ou colocação do Libre, investigar seu risco cardiovascular, para prevenir infarto ou derrame, pesar-se semanalmente, avaliar seus ossos e manter seus exames de sangue em dia.
É possível passar por esta fase tão importante da vida da mulher priorizando alguns pilares de saúde como o controle do humor, do sono e do peso através de uma alimentação mais saudável, de preferência a famosa dieta do mediterrâneo e de exercícios rotineiros para ganho de energia, bem-estar e estabilidade das glicemias.
Por isso, é importante medir a glicemia com frequência maior e manter o acompanhamento médico.
Para tanto, conte comigo!
Terapia Hormonal
Para aliviar os sintomas da menopausa com o diagnóstico de diabetes, a terapia hormonal pode ser considerada, dependendo da avaliação do caso.
A terapia hormonal (TH) pode ajudar a aliviar sintomas, como ondas de calor, sudorese noturna e alterações de humor ligadas à menopausa e, quanto ao diabetes, é possível que haja alterações positivas na melhora da sensibilidade à insulina. No entanto, é importante que a terapia seja indicada por um especialista, já que a indicação errada da Terapia Hormonal pode causar riscos à saúde ao invés de benefícios. Por isso, cada caso deve ser discutido com o médico especialista para avaliar se é apropriada esta conduta.
Vale ressaltar que a Terapia Hormonal não é uma solução para o controle da glicemia, ainda que seja indicada. É importante que as mulheres com diabetes continuem a monitorar o nível de glicose no sangue e prossiga com o acompanhamento com médico especialista. Assim, é possível garantir um bom controle glicêmico durante a menopausa e evitar complicações a longo prazo.
Além disso, realizar atividades físicas, uma dieta balanceada e acompanhamento ginecológico, além do acompanhamento com o endocrinologista também são importantes para passar pela transição do climatério da melhor forma possível.
Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), ofereço tratamento e acompanhamento para pessoas que buscam viver mais e melhor, elevando a saúde e o bem-estar de cada paciente.
Meu consultório está localizado na Avenida Vereador José Diniz, 3457, no Campo Belo Medical Center aqui em São Paulo. Agende uma consulta pelo site ou pelos números: (11) 5093-6109 | 5093-6087. Se preferir, marque um horário pelo WhatsApp: (11) 97490-7707.
2 Comentários
Eu tenho diabete e estou na menopausa não tenho paz não durmo direito vivo nervosa e uma coceira constante vaginal ,vou ao médico e eles só manda usa pomada de nistatina já vivo só de uso de pomada o ressecamey vaginal e essa vermelhidão me deixa nervosa mais ainda
Olá, Patrícia. É necessário deixar sua glicemia super controlada para que a nao fique com excesso de açúcar na regiao íntima. Pois fungo adora glicose. Alem disso, otimizar o tratamento hormonal. Talvez com estradiol intra vaginal para melhorar a mucosa e a defesa.