Colesterol alto: saiba as causas, complicações e como tratar

O colesterol pode estar alto sem dar sinal ou sintoma algum no paciente. Muitas pessoas só descobrem quando já há formações de placas de gordura nas artérias e até complicações. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 67% dos brasileiros desconhecem a sua taxa de colesterol. 

Acompanhe a seguir tudo o que você precisa saber sobre colesterol alto: sintomas, causas, diagnóstico e opções de tratamento. Boa leitura!

O que é colesterol alto e quais os tipos?

O colesterol se divide em dois tipos: colesterol ruim (LDL) e colesterol bom (HDL). O LDL é responsável por realizar o processo de transporte de gordura do fígado para o corpo, enquanto o HDL faz o inverso, retira o excesso de colesterol e o leva de volta ao fígado, para assim, ser eliminado do corpo. Falamos que o colesterol do indivíduo está alto quando o colesterol LDL está aumentado. 

Quando o colesterol é considerado alto?

As taxas ideais de colesterol dependem de o paciente estar saudável ou se ele está num grupo de risco para doenças do coração. No entanto, para aqueles que não fazem parte desse grupo, há valores de referência para taxas que são consideradas seguras. Confira a seguir:

  • Colesterol HDL > 45 mg/dL em mulheres e > 40 mg/dL em homens;
  • Colesterol LDL < 130 mg/dL.

Por sua vez, pessoas com hipertensão devem ter o LDL <100 mg/dL, com diabetes < 70 mg/dL e pacientes que já sofreram infarto ou derrame por entupimento de placas de gordura, devem ter o colesterol LDL < 50 mg/dL. Ou seja, quanto maior o risco cardiovascular, mais controlado o colesterol deve estar e mais agressivo deve ser o tratamento.

Quais são os fatores de risco para o colesterol alto?

Há alguns fatores de risco que podem contribuir para o colesterol alto:

  • Alimentação rica em gordura saturada;
  • Sedentarismo;
  • Excesso de peso;
  • Hereditariedade (Dislipidemia familiar);
  • Idade;
  • Menopausa.

Quais são as causas?

Uma alimentação rica em alimentos gordurosos e o sedentarismo, são as principais causas de colesterol alto.

Sintomas de colesterol alto

O colesterol é uma condição silenciosa. Ou seja, não traz sintomas. Algumas pessoas com dislipidemia familiar hereditária, podem ter xantomas e xantelasmas nos olhos. O oftalmologista pode identificar, mas são condições raras. 

Quais complicações o colesterol alto pode causar?

Sem um tratamento adequado ou diagnóstico precoce, o colesterol alto pode ocasionar entupimento das artérias por placas de ateroma (gordura) e levar a doenças cardiovasculares, principalmente o Infarto Agudo do Miocárdio e o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Cerca de metade dos infartos são fulminantes, ou seja, levam à morte súbita.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico de colesterol alto é feito através de exames de sangue, os quais devem ser analisados por um médico. O profissional também analisa o histórico clínico e familiar do paciente e pode solicitar exames complementares, para avaliar se há risco de complicações.

Tratamento

O tratamento para colesterol alto consiste na mudança de hábitos e estilo de vida, através de uma alimentação saudável e prática de atividade física. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos de uso contínuo.

Endocrinologista, cardiologista, nutricionista e clínico geral são os especialistas que podem tratar o colesterol alto.

Como prevenir o colesterol alto?

  • Pratique atividades físicas regularmente, pelo menos 180 minutos na semana;
  • Mantenha uma alimentação rica em legumes, frutas, verduras e fibras;
  • Evite alimentos gordurosos, embutidos, frituras e doces com gordura.
  • Monitore seu peso;
  • Faça exames de check-up regularmente;
  • Não abandone a medicação para colesterol prescrita pelo seu médico.

Gostou da leitura? Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a compreender tudo sobre o colesterol alto e como se prevenir das doenças que ele pode trazer. 

Conte comigo para o acompanhamento, controle e monitoramento do seu colesterol! Sou especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), ofereço tratamento e acompanhamento para pessoas que buscam viver mais e melhor, elevando a saúde e o bem-estar de cada paciente.

Meu consultório está localizado na Avenida Vereador José Diniz, 3457, no Campo Belo Medical Center aqui em São Paulo. Agende uma consulta pelo site ou pelos números: (11) 5093-6109 | 5093-6087. Se preferir, marque um horário pelo WhatsApp (11) 97490-7707.

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no WhatsApp
Related posts
Comments

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário