Indivíduos que lidam com transtornos psiquiátricos, como depressão, ansiedade ou transtornos alimentares, muitas vezes enfrentam desafios emocionais que podem influenciar no seu controle de peso.
Transtornos de humor podem promover escolhas alimentares menos saudáveis, comer emocional ou compulsões alimentares e, ainda, impactar negativamente na aderência a uma atividade física regular.
Além disso, certos medicamentos utilizados no tratamento de distúrbios mentais, principalmente os antipsicóticos atípicos (clonazepam, olanzapina e risperidona), têm sido associados ao ganho de peso como efeito colateral. Isso pode contribuir para a obesidade e síndrome metabólica em pessoas que fazem uso desses medicamentos regularmente. Assim, um terço dos pacientes com esquizofrenia podem apresentar síndrome metabólica e metade dos pacientes que têm transtorno bipolar e fazem uso de sais de lítio podem apresentar um ganho de peso significativo.
Os psiquiatras já sabem que 68% dos pacientes com doenças mentais têm maior risco de doença cardiovascular e morte prematura e estão encaminhando mais precocemente seus pacientes aos colegas endocrinologista e cardiologista.
Outro aspecto relevante é a relação bidirecional entre a obesidade e algumas condições psiquiátricas. O excesso de peso pode aumentar o risco de desenvolver problemas de saúde mental. Quem tem síndrome metabólica e maior depósito de gordura no abdome, a chamada gordura visceral, possui, também, maior inflamação no cérebro. Essa inflamação no cérebro, associada a um microbioma alterado no intestino ( por dietas pró inflamatórias) são fatores de risco para depressão e distúrbios ansiosos.
Portanto, é fundamental abordar essas questões de maneira integrada, considerando tanto a saúde mental quanto a física, para prevenção e tratamento da obesidade em pacientes que enfrentam doenças psiquiátricas, unindo assim, as especialidades médicas na integralidade do paciente.
Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), ofereço tratamento e acompanhamento para pessoas que buscam viver mais e melhor, elevando a saúde e o bem-estar de cada paciente.
Meu consultório está localizado na Avenida Vereador José Diniz, 3457, no Campo Belo Medical Center aqui em São Paulo. Agende uma consulta pelo site ou pelos números: (11) 5093-6109 | 5093-6087. Se preferir, marque um horário pelo WhatsApp: (11) 97490-7707.