Tenho diabetes. Preciso checar meu coração?

O Diabetes tipo 2, a principal causa atual de diabetes no mundo, está associado a um maior risco de desenvolver as chamadas doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio, o acidente vascular cerebral (AVC) e a doença arterial periférica, caracterizada pela obstrução de vasos sanguíneos das pernas.

Pode-se inclusive chamar Diabetes de uma doença vascular sistêmica. Ela é uma doença silenciosa até que dê sintomas de obstrução severa das artérias.

Isso ocorre porque a resistência à ação da insulina, uma característica-chave do diabetes tipo 2, pode desencadear uma cascata de eventos que contribuem para a aterosclerose, o acúmulo de placas nas artérias do corpo todo. Além disso, os altos níveis de glicose no sangue, podem danificar os vasos sanguíneos ao longo do tempo, contribuindo para a deterioração da saúde cardiovascular, já que a inflamação crônica associada ao diabetes também desempenha um papel importante no desenvolvimento e na progressão destas doenças vasculares.

Assim, pode- se dizer que o paciente com diabetes tipo 2 é de alto risco cardiovascular e tem a chance de infarto 2x maior que a população em geral que não tem diabetes. Lembrando que um terço dos pacientes que infartam têm um infarto fulminante (morte súbita), o infarto é a principal causa de mortalidade no paciente com Diabetes.

Daí, surgiu uma frase muito discutida nos congressos de endocrinologia e cardiologia: “Quem vê Diabetes, vê coração!”

Portanto, todo paciente que vem ao consultório com o diagnóstico de Diabetes, precisa ser avaliado quanto à sua saúde cardiovascular. Estes pacientes têm que manter uma pressão arterial muito bem controlada, até 130 x80 mmHg, o seu colesterol ruim (LDL) deve ficar abaixo de 70 mg/dL e este paciente deve ser incentivado a cessar o tabagismo, moderar o álcool, manter o peso bem controlado, ingerir mais vegetais e praticar exercícios rotineiros.

Além de todo este cuidado no estilo de vida e do uso de medicações para controle do Diabetes mais modernas, que obrigatoriamente protegem o coração, este paciente deve fazer exames rotineiros do coração junto ao cardiologista, encaminhado pelo seu endocrinologista. Desta maneira podemos proteger quem tem diabetes, manter sua qualidade de vida e aumentar sua longevidade!

Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), ofereço tratamento e acompanhamento para pessoas que buscam viver mais e melhor, elevando a saúde e o bem-estar de cada paciente.

Meu consultório está localizado na Avenida Vereador José Diniz, 3457, no Campo Belo Medical Center aqui em São Paulo. Agende uma consulta pelo site ou pelos números: (11) 5093-6109 | 5093-6087. Se preferir, marque um horário pelo WhatsApp: (11) 97490-7707.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no WhatsApp
Related posts
Comments

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário