4 dicas para manter a saúde nas festas de fim de ano

É impossível falar de festas de fim de ano sem pensar em todo o banquete que as acompanham, não é mesmo?

O prazer não fica por conta apenas das delícias servidas: reencontrar família, amigos, compartilhar momentos e presentes… O Natal e o Ano Novo dão um sentido ainda mais afetivo para as receitas de fim de ano e por isso mesmo é preciso cautela. 

A seguir, você confere dicas para curtir as festas de fim de ano sem exagerar e sem prejudicar a sua saúde metabólica. 

Quais cuidados tomar com a alimentação nas festas de fim de ano?

Se por um lado a ceia deve ser um momento de prazer, por outro é melhor ponderar se você convive com alguma doença crônica, como obesidade, diabetes, hipertensão ou doenças cardiovasculares. 

Ainda que uma única refeição não seja suficiente para desencadear alterações significativas na expressão de doenças cardiovasculares, no caso do diabetes, muito açúcar e gordura pode ser o estopim para uma hiperglicemia de difícil controle. 

Por isso, a palavra de ordem, mesmo nas férias e nas festividades é uma só: moderação. É, sim, possível aproveitar as festas de fim de ano sem extrapolar e respeitando os limites impostos pelo seu próprio corpo. 

Pensando em como ajudar quem convive com doenças crônicas, separei 4 dicas que vão ajudar a equilibrar prazer e saúde nas festas de fim de ano. Confira: 

1- Cuidado com o sal

Comida bem temperada é uma delícia, não é mesmo? Mas é preciso cautela para não pesar a mão no sal e nos condimentos ricos em sódio, presentes em alimentos ultraprocessados (industrializados).

O grande problema em consumir alimentos ricos em sódio está no fato de que essa substância eleva a pressão sanguínea e sobrecarrega o coração e os rins. Além disso, associado ao excesso de álcool, pode levar a inchaços, principalmente nas pernas.

Portanto, se você tem pressão alta, deixe de lado as conservas, comidas enlatadas e os temperos prontos. 

2- Atenção às gorduras e açúcares

Tábua de frios, variedade estonteante de carnes assadas, acompanhamentos regados a maionese e sobremesas deliciosas que vão do pavê à torta de frutas… As ceias de fim de ano são sinônimo de prato cheio. 

Mas é preciso cautela para não encher o prato com alimentos de alto índice glicêmico. O alerta vale principalmente para aqueles que têm diabetes! 

Alimentos de alto índice glicêmico, se transformam em uma grande quantidade de açúcar no sangue, o que pode ocasionar um pico de glicemia e piorar a condição de saúde. 

Além disso, ingerir mais de 30g de gordura na ceia também elevará sua glicemia e você pode acordar no dia seguinte com a glicose mais alta que o habitual.

Para manter a saúde em dia nas festas de fim de ano, não é preciso fazer sacrifícios, apenas escolhas mais saudáveis, por exemplo: 

  • Dê preferência para carnes magras, grelhadas ou cozidas;
  • Na hora da sobremesa, opte pelas frutas naturais e tente evitar aquelas em calda;
  • Que tal adicionar castanhas e cereais integrais na sua ceia? 
  • Escolha apenas uma opção de carboidrato;
  • Lembre-se de se manter hidratado(a).
  • Se você usa insulina e conta carboidratos, não deixe os cálculos de lado e ajuste sua dose de insulina. Se necessário, faça bolus duplo por conta da gordura.

3- Não exagere no álcool

O álcool também pode sabotar a dieta de quem deseja perder peso e gordura abdominal. 

Em um estudo realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), foi possível constatar que, entre as 178 universitárias acompanhadas, as que relataram beber socialmente tinham maior valor médio de gordura localizada ao redor da cintura em comparação àquelas que não bebiam. 

Isso acontece porque cada grama de álcool tem 7 calorias. Mais calorias que um grama de carboidrato, que tem 4. Ou seja, embora pareça inofensiva, uma latinha de cerveja corresponde a 150 calorias. Sem falar que o álcool sempre vem acompanhado de alguns petiscos, não é mesmo?

O álcool também pode sobrecarregar o coração, levar a gordura no fígado e piorar a glicose no sangue. Causa hiperglicemia em 2 horas de ingestão, mas pode causar hipoglicemia de madrugada se ingerido em excesso. 

Diante de tudo isso, o mais saudável é não beber. Mas, se beber, o ideal é não passar de uma ou duas doses por semana rotineiramente. Numa festa, no máximo uma dose por hora. Sempre com bastante água para não desidratar.

4- Moderação vai bem! 

Seja na saúde do metabolismo como um todo, ou na manutenção de um estilo de vida que favoreça a perda de peso, a moderação sempre cai bem! 

É por isso que a melhor forma de aproveitar as festas de fim de ano, sem sofrer com a privação, é encarando todas essas ações como escolhas que têm como objetivo final viver com mais saúde. 

Além da alimentação, é fundamental lembrar que, apesar das festividades, o corpo pede cuidado e o exercício físico não deve ser abandonado. Tente encaixá-lo na sua agenda, pelo menos 3x na semana. 

Com o objetivo em mente e com as orientações corretas, optar por aquilo que trará prazer a longo prazo se torna muito mais fácil! 

Agora que você já conhece as recomendações para tornar as festas de fim de ano mais saudáveis, está preparado(a) para curtir o Natal e o Ano Novo? Espero que sim e desejo que esse seja um período de muita união e amor. Aproveite com moderação!

Conte comigo! 

Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), ofereço tratamento e acompanhamento para pessoas que buscam viver mais e melhor, elevando a saúde e o bem-estar de cada paciente. 

Meu consultório está localizado na Avenida Vereador José Diniz, 3457, no Campo Belo Medical Center aqui em São Paulo. Agende uma consulta pelo site ou pelos números: (11) 5093-6109 | 5093-6087. Se preferir, marque um horário pelo WhatsApp (11) 97490-7707.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no WhatsApp
Related posts
Comments

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário